A aurora boreal é um fenômeno que ocorre nos cantões do hemisfério norte. O fotógrafo da Agência Mosaico Imagem Tadeu Bianconi não se intimidou com o frio de -20ºC da Noruega e foi atrás do fenômeno.
O fotógrafo já morava na cidade de Bergen, na Noruega, e planejava há quase um ano realizar as imagens. Para encontrar o fenômeno, Bianconi contratou os serviços de profissionais conhecidos como ‘caçadores de aurora boreal’, que contam com informações de uma estação meteorológica ao norte do país.
A expedição durou quatro dias e passou por estradas congeladas da Finlândia e Suécia, onde o fotógrafo não obteve sucesso. No segundo dia, a equipe conseguiu encontrar a aurora na cidade de Tromso, na Noruega.
De acordo com o fotógrafo, a aurora pode aparecer durante um minuto ou duas horas. O fenômeno registrado por Bianconi teve duração de 15 a 20 minutos, o que deu a oportunidade de fazer fotos em longa exposição.
A temperatura de -20ºC no local da foto fez o fotógrafo utilizar mais de cinco peças de roupa para se manter aquecido. Tadeu Bianconi mora há quase um ano na Noruega, onde registra o cotidiano da cidade de Bergen. O fotógrafo já realizou uma exposição na cidade e tem outra marcada na Bulgária.
O fenômeno, geralmente avermelhado ou esverdeado, ocorre o ano todo na região polar, mas não pode ser visto no verão por causa da claridade do céu tanto de dia quanto à noite. A partir do outono, entre setembro e outubro, a escuridão no fim da tarde e à noite permite observar as auroras até março ou abril. Elas ocorrem quando “ventos” de partículas carregadas de energia do Sol interagem com gases da atmosfera terrestre.
Texto: Wing Costa/Gazeta Online | wbertulani@redegazeta.com.br
Veja abaixo algumas imagens.
DIVULGAÇÃO NA IMPRENSA
GAZETA ONLINE: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2015/03/noticias/cidades/3890494-fotografo-capixaba-registra-fenomeno-raro-na-noruega.html