Paraty em Foco II – A Blogsfera

Paraty em Foco II –  A Blogsfera

O encontro da blogsfera foi muito bom, a discussão girou en torno do blog do encontro Paraty em Foco, que teve início 3 meses antes do encontro e foi abastecido de informações por vários blogueiros e editado por Alexandre Belém, do blog . Fizeram parte desse blog coletivo os fotógrafos, Clício Barroso, o casal lostart , (Ig e Lou), o Fernando Rabelo do blog Imagens & Visions , Pio Figueiroa da Cia de Foto , Claudio Versiane do Pictura Pixel , o advogado Eduardo Muylaert do blog câmera 16 , a fotógrafa Luciana Cavalcanti do blog fotograficaminhamente e o fotógrafo Léo Caobelli do coletivo garapa .

fotografos-no-poder_01

A discussão girou em torno do futuro do blog do encontro Paraty em Foco, mas a conversa foi além disso. Falou-se na importância dos blogs para difusão da informação sobre fotografia, nas mais diversas formas: como apresentação de trabalhos fotográficos pessoais, notícias, calendário de eventos, concursos e prêmios, além da publicação de entrevistas, artigos específicos e novidades do mercado.

A conclusão que ficou foi que os blogs são ferramentas importantes, pois através deles os fotógrafos podem se expressar, com textos ou imagens, e ter um retorno imediato do público que acompanha seu trabalho. É uma via de mão dupla de informação, o fotógrafo publica seu post com informações e recebe em troca comentários, que são o feedback direto do seu trabalho.

Uma grande vantagem apontada na discussão foi o espaço nos blogs para apresentação de trabalhos, pois não tem a limitação dos jornais, sendo possível mostrar 20, 30 fotos com textos e links para se abordar um assunto da foram mais completa possível.

Os blogs citados como exemplos são o próprio olhaevê , o do fotógrafo Pedro Martinelli , o blog do Fotoclube de Brasília entre outros.

Outro comentário interessante é que como os blogs tem liberdade e rapidez de informação, muitos deles já estão pautando a grande imprensa.

O fotógrafo Éder Chiodetto da Trama Fotográfica acha que o futuro dos blogs é a segmentação de assuntos e temas, cada um abordará um assunto, um tipo de fotografia, ou falará de equipamentos ou fará critcas de trabalhos.

Outra conclusão que se chegou é que com os blogs se formam comunidades que buscam infrmações na mesma fonte, no caso o blog, e a partir disso surgem boas discussões a respeito do assunto abordado.

No fim das contas a conclusão que se chegou é que o resultado da junção vários blogueiros abastecendo de informações um só blog deu muito certo e que tem que continuar de alguma forma, seja no mesmo blog ou em algum outro espaço.

A entrevista blogsfera foi excelente e abriu a cabeça de vários fotógrafos blogueiros que estavam na plateia, inclusive eu!

Antes do almoço mais uma cena típica de Paraty, os cachorros estão por todos os lados.

Deixe uma resposta