Paraty em Foco

Paraty em Foco

Depois de 780 km e 11h de viagem, eu e o fotógrafo Tadeu Bianconi, chegamos ontem à cidade de Paraty no Rio de Janeiro, para acompanhar o Encontro Internacional de Fotografia, Paraty em Foco.

Logo de cara fomos à casa da cultura de Paraty e acompanhamos o final da entrevista do casal responsável pelo excelente lost.art.br . O Ignacio Aronovich e Louise Chin, conhecidos como Ig e a Lou.

Após a entrevista deles conversamos e descobrimos que não são só bons no que fazem, mas são extremamente legais e receptivos, trocamos algumas ideias e histórias. Eles falaram na entrevista e depois dela sobre como é a vida de um casal de fotógrafos que viaja o mundo fotografando e vendendo material para editoriais de todos os continentes.

Contaram que recentemente cobriram a corrida de bicicelta que atravessa os EUA, enquanto um cobria o evento ciclístico o outro estava fotografando outro evento na Califórnia que não estava pautado mas que surgiu em cima da hora. Ou seja, eles não param e topam quase tudo pelo planeta a fora, um grande exemplo de profissionalismo e disposição de trabalhar.

Na sequência acompanhei a entrevista do fotógrafo Alexandre Sequeira que apresentou um trabalho bem interessante realizado em uma comunidade afastada de Belém, capital do Pará, sua cidade natal. Ele conheceu o vilarejo, fotografou seus moradores, que nunca tinham sido fotografados em sua maioria, solarizou as imagens, depois com uma técnica de serigrafia, aplicou as imagens dos moradores em algum pano, cortina ou toalha de mesa dos prórpiso moradores, devolvendo o material final depois para eles, um resutado fantástico que pode ser conferido no site: http://www.culturapara.art.br/artesplasticas/alexandresequeira/index.htm .

O outro trabalho que apresentou foi um realizado com dois adolescentes, um menino morador de uma comunidade ribeirinha próximo à Belém e uma menina moradora da periferia da capital paraense. Ele ensinou fotografia aos dois e utilizou a pinhole depois o negativo, em uma câmera point and shot, como plataforma. Colocou os dois em contato através de cartas e fez com que os dois contassem suas realidades um para o outro através de fotos. Ele uniu essas realiades através de duplas exposiçoes e sanduiches de negativos. O resultado final também é muito bom, e o melhor, ele mudou a vida dos dois, que foram contamindos pela fotografia. Depois da entrevista conversei com ele que também foi muito atencioso e receptivo.

A última entrevista foi do fotojornalista Italiano Fancesco Zizola, ganhador de alguns prêmios wordpress photo, mostrou muita lucidez e simplicidade em suas respostas, falou como sonseguiu algumas coberturas exclusivas em países em guerra, como o Iraque. Até ajuda de traficantes já pediu para conseguir trabalhar sem problemas. Ex dicípulo da Magnum photos, ele é dos fotógrafos do “quanto mais perto melhor”. Apresentou excelentes fotos durante à entrevista e respondeu a todas com um português razoável, mas entendível. Se mostrou muito engajado com as causas sociais e disse que trabalha para mostrar a realidade para o mundo. Confira seu trabalho no site: http://www.zizola.com/home.htm ou no site de sua agência Noor Images: http://www.noorimages.com/index.php?id=home

Abaixo algumas fotos da cidade de Paraty feitas hoje pela manhã:

paraty_11

paraty_10

paraty_09.

paraty_06

paraty_03

Paraty

Deixe uma resposta